instalacao-torres-resfriamento

A instalação de torres de resfriamento é realizada em indústrias para resfriar o calor gerado por todo o sistema de refrigeração, ar condicionado e demais sistemas. O calor gerado por estes equipamentos deve ser extraído e dissipado para que não haja nenhum tipo de dano. O elemento geralmente utilizado para resfriamento é a água. A instalação de torres de resfriamento deve ser feita por empresa especializada e com equipamentos de alta qualidade, para que as funções das torres sejam plenas e eficazes.

COMO FAZER A INSTALAÇÃO DE TORRES DE RESFRIAMENTO E CUIDADOS A SEREM TOMADOS

A instalação de torres de resfriamento deve ser realizada em ambiente arejado de modo que o ar entre pelas venezianas inferiores do equipamento e tenha livre saída pelos ventiladores. Deve-se escolher uma superfície plana e nivelada, para que toda a extensão da bacia das torres fique apoiada.

É muito importante não executar a instalação de torres de resfriamento em ambientes onde haja geração de calor ou ainda utilizar equipamentos que produzam centelhas por combustão, como por exemplo: maçarico para solda, solda elétrica, lixadeira, entre outros possíveis. 

A instalação dos ventiladores das torres de resfriamento também é importante que seja firmemente realizada, girando-os manualmente em cada torre, até dar a volta completa. Nesta instalação é importante certificar de que todos os seus controles estão posicionados como desligados. Do contrário, danos pessoais ou materiais podem ser causados.

Outra etapa na instalação de torres de resfriamento, é a montagem desses equipamentos. Algumas empresas fornecem as torres já prontas e sem a necessidade de montagens complexas. A caixa do ventilador dispõe dos seguintes elementos: árvore de distribuição de água com bico de pulverização, eliminador de gotas, motoventilador e tampa de inspeção. Possui enchimento montado no interior do corpo sustentado com grade desenvolvida em fibra de vidro.

A bacia das torres de resfriamento são compostas por venezianas com um dos lados removível pararegulagem de bóia e ladrão. Entrada de água com bóia, tubo para dreno e tubo para ladrão em material PVC e saída de água em PVC, com revestimento externo em fibra de vidro.

Durante a instalação de torres de resfriamento, devem ser executadas as ligações hidráulicas e elétricas do equipamento. As tubulações e conexões das torres devem ser alinhadas, bem como a presença de suportes próprios para que não haja tensões em sua estrutura. Se a conexão elétrica das torres for executada erroneamente, poderá queimar o motor e acarretar perda de garantia. A variação aceitável de tensão e frequência devem ser observadas de acordo com a norma NBR 7094.   

ALFATERM – EMPRESA EFICIENTE E RECONHECIDA

Com vasta experiência no mercado, a empresa ALFATERM Indústria e Comércio Ltda., atua com serviços de projeção, fabricação, instalação e manutenção preventiva e corretiva em torres de resfriamento de água. 

Conceituada e bem-sucedida, a empresa ALFATERM Indústria e Comércio Ltda. sempre apresentou crescimento real e caracterizou-se como uma empresa eficiente e reconhecida.  Como consequência de constantes investimentos, a ALFATERM Indústria e Comércio Ltda. obteve uma estrutura sólida e habilitada a responder, sem dificuldades, todas as demandas de seus clientes, como também obrigações com seus colaboradores, fornecedores, meio ambiente e sociedade.

Para saber mais sobre Instalação de torres de resfriamento
Ligue para 11 4156-8930 ou clique aqui e entre em contato por email.